Quem somos

O CREIAS-Oeste (Centro Regional de Educação e Inovação Associada à Sustentabilidade do Oeste) é um RCE (Centro Regional de Excelência da Educação para o Desenvolvimento Sustentável).

O CREIAS-Oeste foi o primeiro RCE que se constituiu em território português, tendo sido oficialmente reconhecido pela Universidade das Nações Unidas (UNU) em 2007, e integrado, desde essa data, na rede mundial de RCE coordenada pelo IAS (Institute of Advanced Studies) da United Nations University (UNU) em Tóquio.

O movimento RCE é o resultado de uma iniciativa da ONU que declarou a década de 2005-2014 como Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

Objectivos e Estrutura:

Os objectivos do CREIAS Oeste são:

• Construir uma plataforma para a partilha de informações e experiências entre instituições locais e regionais com o fim de formar parcerias para o Desenvolvimento Sustentável (DS)
  • Construir uma base de conhecimento para apoiar pessoas e instituições envolvidas na Educação para o Desenvolvomento Sustentável (EDS)
  • Promover, a longo prazo, a realização dos grandes objectivos do DS, nomeadamente, a protecção ambiental, a justiça social e a promoção da qualidade de vida da geração actual, respeitando os direitos de gerações futuras a um desenvolvimento sustentável.
  • Promover a partilha de informações e experiências com outros RCE (Centro Regional de Excelência para a EDS), a nível global.

O CREIAS-Oeste é uma rede constituída por pessoas e entidades interessadas na promoção da EDS na Região Oeste em Portugal; trata-se de uma instituição de carácter informal, oficialmente representada pelos membros da sua Comissão Dinamizadora (CD).

A adesão ao CREIAS é aberta a todas as instituições e pessoas interessadas na promoção dos seus objectivos, através do preenchimento e assinatura de uma Ficha de Adesão, dirigida à CD. A participação em projectos comuns é formalmente estabelecida através de assinaturas de protocolos de cooperação específicos, assinados entre os membros e a CD.

A Comissão Dinamizadora do CREIAS-Oeste tem as seguintes funções:

• Dinamizar, coordenar, orientar, procurar financiamentos, elaborar e velar pela implementação dos Planos de Actividades;
  • Assegurar os fluxos de informação e comunicação a nível nacional e internacional;
  • Preparar e apresentar relatórios de actividades à UNU;
  • Participar em eventos a nível nacional e internacional;
  • Promover a realização de eventos a nível nacional;

Objectivos e Estrutura do CREIAS

1. Nenhum comentário ainda.

Comente este artigo

(não será publicado)