Comemoração do Dia Mundial da Bolota no Museu Leonel Trindade (Torres Vedras)

O museu Leonel Trindade de Torres Vedras (que se aconselha vivamente a visita!) teve a ideia muito feliz de celebrar o Dia Mundial da Bolota (10 de Dezembro).

De facto a bolota é dos recursos alimentares mais importantes do nosso bosque natural, mas que tem vindo a perder essa importância na nossa mesa, por razões muito diversas que conduziram ao abandono da dieta tradicional. Dados científicos recentes têm vindo a demonstrar os muitos benefícios nutricionais e funcionais da bolota, pelo que numa prestativa de desenvolvimento sustentável será necessário recuperar o nosso bosque e este recurso na alimentação humana.

Para se fazer esse caminho há que começar pela educação, que aliás deve abranger todas as idades, neste evento organizado pelo museu e que se realizou no dia 15 de novembro, participaram duas turmas da Escola Padre Vitor Melícias (em Torres Vedras) começando por visitar o Castro do Zambujal local onde participei com uma pequena apresentação sobre a importância da bolota como alimento para humanos e como é tão entusiasmante ver bolotas caídas das árvores que se equipara à personagem do esquilo dos filmes de animação “A idade do gelo”! Todos puderam degustar pão de bolota (que ainda estava quentinho!).

Seguiu-se a visita ao museu e por fim a palestra de Rita Beltrão da Terrius, uma empresa sediada em Portalegre e um das poucas em Portugal que comercializa bolota e derivados para consumo humano, como a farinha e diversos biscoitos.

Devo dizer que fiquei muito feliz pela recetividade que o assunto despertou nos professores, alunos e pessoal do museu. Esperemos que se repitam mais eventos do género!

1. Nenhum comentário ainda.

Comente este artigo

(não será publicado)