“Novas respostas para Velhos Problemas – Governança Integrada” foi o tema do III Fórum Intermunicipal Torres Vedras/Lourinhã, o qual se realizou nos dias 13 e 14 de outubro de 2016, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho em Torres Vedras.
Mais informação : http://www.cm-tvedras.pt/agenda/detalhes/63843/, http://www.cm-tvedras.pt/artigos/detalhes/governanca-foi-debatida-no-terceiro-forum-intermunicipal-torres-vedraslourinha/
O Fórum Social Intermunicipal emerge de um primeiro Diagnóstico e Plano de Desenvolvimento Social dos Municípios de Torres Vedras e Lourinhã, no âmbito da Rede Social e ainda na sequência do levantamento de um problema transversal e comum: a falta de articulação interinstitucional.
Teve a sua primeira edição em 2006, de 16 e 18 de Março em Torres Vedras, e assentou em dois temas estruturais, resultantes de diagnósticos efetuados anteriormente: “Políticas de Inclusão Social” e “Inovação e Responsabilidade Social das Organizações . (http://www.cm-tvedras.pt/artigos/detalhes/1-forum-social-intermunicipal-torres-vedraslourinha/ ), e foi um marco na relação dos dois municípios, nomeadamente ao nível da relação interinstitucional, que potenciou a realização de outras iniciativas intermunicipais, nomeadamente na área da terceira idade, empreendedorismo social, e mais recentemente através da criação do projeto ECOMAR, com o objetivo de melhorar as condições de vida das populações das freguesias litorais dos dois concelhos http://www.cm-lourinha.pt/News/newsdetail.aspx?news=429c0298-1be7-4fc3-8a5f-c4edda44b5a6 .
A 2ª edição realizou-se de 18 e 20 de Março de 2009 na Lourinhã com o tema e “Criatividade e Inovação” http://www.cm-tvedras.pt/artigos/detalhes/ii-forum-social-intermunicipal-lourinha-e-torres-vedras/
Ao longo destas três edições do Fórum Social Intermunicipal, foi possível ouvir e debater temas relacionados com problemáticas locais, mas também sobre os principais temas que preocupam a sociedade em geral. Aliás, um dos pontos fortes destes encontros tem sido o leque de oradores de referência nas áreas sociais e outras adjacentes, o que enriqueceu este espaço de debate, e que é um dos motivos da sua longevidade.
Os municípios parceiros têm aproveitado algumas das dinâmicas apresentadas nas edições do Fórum para desenvolverem de forma independente ou em parceria institucional projetos de referência regional.