Balanço da Oficina: “Algas – do mar ao prato”

logos

A meteorologia ajudou para que a Oficina “Algas: do mar ao prato” que se realizou no domingo, dia 23 de Junho, decorresse da melhor maneira. Programada para dia e hora de maré baixa em tempo de lua cheia (na lua cheia e lua nova as marés têm maior amplitude), um grupo animado de gastrónomos e apaixonados pela natureza puderam observar a rica diversidade de algas da nossa costa na praia de S. Bernardino (Peniche), sob a orientação da professora Teresa Mouga, bióloga e directora da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Instituto Politécnico de Leiria) e da ajuda de uma ex-bolseira, mestre Inês Rodrigues.

O consumo de algas pela população foi uma realidade até ao período da 2ª guerra mundial, tendo caido no esquecimento, mas pelas excepcionais características nutricionais (completo e elevado teor em aminoácidos, elevado teor em vitaminas e minerais) e excepcionais propriedades antioxidantes deveriam ser reconhecidas na nossa gastronomia. A Professora Teresa Mouga alertou para a recolecção consciente deste recurso através do uso de tesoura ou faca para se cortar apenas as lâminas e talos permitindo assim a regeneração da alga, sendo o ideal o seu cultivo. De facto, pode-se constatar que apesar da diversidade presente a quantidade disponível é inferior à que se registava há algumas décadas atrás, o que revela também o estado do oceano ameaçado pela sobrepesca, em particular a pesca de arrasto, e pela poluição.

Na sede do Rotary Club de Peniche decorreu o restante programa da oficina em que os participantes puderam conhecer alguns “segredos” culinários colaborando na confecção de alguns dos pratos, a que se seguiu o ansiado almoço com uma ementa variada em que as algas foram ingrediente obrigatório.

Concluiu-se a oficina com um momento final para esclarecer algumas dúvidas e partilhar alguns conhecimentos de um indispensável colaborador desta oficina, Luís Fonseca, médico residente em Peniche, e um aficionado pelas algas com uma experiência acumulada na recolecção, seu uso noutras regiões ( como os Açores e países europeus) e no estudo, apresentando uma considerável biblioteca sobre o tema.

Como habitualmente em todas as oficinas organizadas pelo MPI, como a oficina de ervas comestíveis, a refeição é um dos momentos mais marcantes e pela diversidade, originalidade e quantidade dos pratos servidos tem recebido sempre muitos elogios dos participantes.

E desta forma procura-se alertar para os graves problemas associados à produção intensiva dos alimentos, à padronização da dieta na já conhecida por dieta ocidental, onde predominam os alimentos de origem animal, os cereais refinados, alimentos transgénicos e uma panóplia de aditivos, muitos dos quais artificiais, apresentando como alternativa uma dieta que valorize os recursos naturais locais e a produção de alimentos sustentável.

Esta actividade inseriu-se no âmbito do CREIAS Oeste – Centro Regional de Educação e Inovação associada à Sustentabilidade do Oeste, dos quais o MPI e a ESTM/IPL, são parceiros e tece ainda o apoio do Rotary Club de Peniche.

Em anexo umas fotos para ilustrar a actividade

MF2-2009oficina das algas - grupo na cozinhaoficina das algas - procurando algas

Saudações eco-gastronómicas

Alexandra Azevedo
presidente da direcção
membro da Comissão Dinamizadora do CREIAS Oeste

Praia de S. Bernardino (Peniche), 23 de Junho

As algas são um importante recurso natural com inúmeras aplicações. Será a utilização na culinária a explorar nesta oficina.

Embora a nossa costa não seja das mais ricas em algas comestíveis comparativamente a outras regiões europeias, como a Galiza ou a Bretanha, dada a sua extensão existe uma razoável abundância deste recurso que pelas suas inúmeras qualidades dietéticas (elevado teor em antioxidantes, minerais, proteínas, fibra e baixo teor em gorduras e calorias) merece e urge ser redescoberto.

Uma saída de campo sob a orientação da Prof.ª Teresa Mouga, da ESTM – Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar /IPL de Peniche, seguido de um almoço confeccionado com diversas algas, são os momentos principais desta inovadora oficina na região.

Venha saborear connosco!

Cartaz_oficina algas

Investimento:

Até 10 de Junho: 30€

De 11 a 17 de Junho: 35€

Acompanhantes: 12€ dos 13 aos 17 anos, 6€  Crianças dos 6 aos 12 anos. Gratuito para crianças até 6 anos (não abrangidas pelo seguro)

Inclui: Seguro e almoço. Desconto 10% para associados MPI.

Para se associar ao MPI pode aceder aqui: http://mpica.info/socios/
As inscrições serão consideradas após recepção do comprovativo da transferência bancária para o NIB 0045 5122 40173719259 65 da Caixa Crédito Agrícola Mútuo.

Caso a actividade seja cancelada devolveremos o seu dinheiro.
Inscrições: até ao dia 17 de Junho, limitada a 25 pessoas

Dados necessários: Nome completo, data de nascimento, n.º de contribuinte, n.º de BI ou Cartão de Cidaddão, contacto
Contactos:
MPI: 262 77 10 60,  mpicambiente@gmail.com

, ,

1. Nenhum comentário ainda.

Comente este artigo

(não será publicado)