Eco-Oficina de Cozinha “Surpreendentes receitas com tremoço”
No âmbito do CREIAS Oeste numa parceria entre o MPI, Leader Oeste e Câmara Municipal do Cadaval realizaram-se duas eco-oficinas de cozinha em 2014 no Mercado Eco-Rural do Cadaval a que chamámos de “Surpreendentes receitas com tremoço” porque na realidade o tremoço é uma leguminosa que não é habitual ser cozinhada, sendo os resultados de várias receitas surpreendentes, pela positiva. As eco-oficinas foram dinamizadas por Alexandra Azevedo do MPI.
Os objectivos destas eco-oficinas são divulgar receitas saudáveis e os produtos vendidos pelos produtores locais. Desta vez o tremoço foi o ingrediente principal e foi possível a degustação de 3 receitas. Foram actividades muito apreciada pelos participantes.
A primeira eco-oficina realizou-se no sábado 23 de Agosto de 2014, na Praça da República, e para degustação tivemos tremoços temperados, cogumelos recheados com molho de tremoço e croquetes de tremoço.
A segunda edição foi no sábado 29 de Novembro, no recinto da Festa das Adiafas e Festival Nacional do Vinho Leve.
Degustação no final
Pratos degustados na 2ª-edição: tremoços temperados, pesto de tremoço e croquetes de tremoço
Sobre o tremoço
O tremoço é uma leguminosa bastante rica nutricionalmente: possui três vezes mais proteínas e duas vezes mais fósforo do que o leite de vaca, uma quantidade elevada de cálcio, vitaminas E e do complexo B, fósforo, potássio, ácidos gordos insaturados (ómega 3 e 6), ferro e fibras. Em regra, a composição nutricional é a seguinte: 36 a 52% de proteína, 5 a 20% de gordura, 30 a 40% de fibra alimentar.
No que diz respeito à gordura, a sua composição é, na sua grande maioria, ácido oleico e linoleico (gordura presente no azeite), constituindo 86% da gordura total. Acresce que o tremoço possui três vezes mais fibra do que a aveia e o trigo e, dessa fibra, a sua grande maioria tem a capacidade de reter o colesterol LDL no intestino e facilitar a sua eliminação nas fezes. O teor em amido também é reduzido, o que explica o papel deste alimento no controlo do índice glicémico (teor de açúcar no sangue) e consequentemente, na redução da incidência da obesidade na população; também é um alimento indicado para quem sofre de problemas ósseos e reduz o apetite. Além disso, as suas propriedades emolientes, diuréticas e cicatrizantes favorecem a renovação das células.
O grão seco é tóxico – contém a substância alcalóide lupanina que lhe confere um sabor amargo. Só depois de cozido e demolhado em água salgada se torna comestível.
http://plantascurandeiras.blogspot.pt/2009/08/tremocos-diabetes-colesterol.html
O tremoço apresenta-se como mais uma leguminosa de opção, aumentado o leque de escolha dos fornecedores de proteína de alto valor biológico. Com a farinha de tremoço podemos fazer bolachas, pão, biscoitos e massas, com o grão cozido e devidamente preparado podemos fazer várias receitas. Descascado e inteiro podemos preparar deliciosas saladas; descascado e triturado é um excelente substituto da carne picada, por isso podemos fazer empadões, molhos para rechear cogumelos ou croquetes que é a proposta que vos deixo
As potencialidades gastronómicas do tremoço são inúmeras e há muito por explorar!
Sobre o Mercado Eco-Rural
O mercado Eco-Rural realiza-se todos os sábados de manhã, foi inaugurado no dia 2 de Março de 2013, no Cadaval e Ourém, e é um projecto de cooperação interterritorial suportado pelo PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural e resulta de uma parceria entre a ADAE – Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura e Leader Oeste – Associação de Desenvolvimento Rural. Assenta numa óptica de ruralidade, tradição e respeito pela natureza, encarando a produção agrícola e de artesanato em pequena escala como complemento à actividade económica, capaz de gerar não só rendimentos complementares como novas oportunidades de negócio. Mais informações no site oficial: http://www.mercadosecorurais.com.pt